Paraná é estado com mais certificados digitais do país

O Paraná é o estado com o maior número de emissões de certificados digitais do Brasil, com 17.687 registrados na categoria. Segundo dados do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Santa Catarina ficou com o segundo lugar, com 4.733 emissões, seguido pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, com 4.537 e 3.625 certificados, respectivamente.

De acordo com o presidente da Comissão de Direito Eletrônico do Conselho Nacional de Justiça, Leopoldo Fernandes da Silva Lopes, os números ainda poderiam ser melhores. Ele defende que os advogados precisam se familiarizar com o sistema, para que as ações digitais se tornem rotina. “O certificado é importante até mesmo para aqueles advogados que não necessitam estar em contato com processos eletrônicos”, defende.

Para desenvolver os certificados, a OAB assinou contrato com a companhia paranaense Digital Security, que revende os dispositivos de empresas homologadas pela ICP-Brasil, que emite certificados digitais para empresas com as consideradas boas práticas de segurança da informação.

Esta entrada foi publicada em Destaques. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta