Oi e bancos lideram lista de empresas mais acionadas

Das dez empresas mais acionadas nos Juizados Especiais Cíveis do Rio de Janeiro em setembro, cinco prestam serviços financeiros. Os bancos Santander e Itaú ficaram em segundo e terceiro lugares, com 2 mil e 1,6 mil reclamações, respectivamente. Itaucard, o serviço de cartões de crédito do Itaú, ficou com o quarto lugar, com 1,5 mil acionamentos judiciais. Bradesco (1,1 mil reclamações) e BV Financeira (931 reclamações) completam o grupo dos financeiros do ranking.

O primeiro lugar da lista ficou com a Telemar Norte Leste, razão social da Oi Fixo no Rio. A companhia de telecomunicações foi acionada 2,6 mil vezes nos Juizados Especiais fluminenses. BCP, que reúne Claro, ATL-Algar, ATL e Telecom Leste, foi reclamada 1,5 mil vezes e ficou com o sexto lugar. São as únicas telecoms que aparecem entre as dez primeiras do ranking.

Desde 2005, o Tribunal de Justiça do Rio elabora uma lista mensal com as 30 empresas mais acionadas nos Juizados Especiais Cíveis do estado. O ranking serve para prestar informações à sociedade, que exige transparência na gestão judiciária das companhias que lhes prestam serviços. De acordo com Flávio Citro Vieira de Mello, juiz idealizador do Top 30 e integrante das Turmas Recursais do Tribunal de Justiça do Rio, a lista serve para criar um banco de dados que pode ser consultado pelos consumidores antes de fechar qualquer negócio.

O ranking também pode ser usado pelas próprias empresas para acompanhar quais são seus negócios que resultam em ações judiciais. A partir da divulgação da lista TOP 30, as compahias mais acionadas começaram a demonstrar interesse em participar de mutirões de conciliação e se aproximaram do Judiciário para buscar soluções para o consumidor. Para ver a lista completa das empresas mais reclamadas de setembro, clique aqui. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-RJ.

Esta entrada foi publicada em Destaques. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta